A pessoa pode confundir uma simples congestão nasal com sinusite, pois o nariz pode ficar entupido como em um resfriado comum.
No entanto, um resfriado comum geralmente dura de 7 a 14 dias e desaparece sem tratamento. Já a sinusite dura mais tempo e causa mais sintomas do que um simples resfriado.
Geralmente, o médico diagnostica a sinusite aguda ao escutar os sintomas do paciente e fazer o exame físico, que inclui a examinação dos tecidos nasais. Caso os sintomas sejam vagos ou persistentes, o médico pode pedir uma tomografia computadorizada para confirmar a sinusite.
Com relação à sinusite crônica, os testes laboratoriais para diagnóstico podem incluir:
- Culturas para detectar infecção bacteriana ou por fungos.
- Testes de sangue para verificar outras condições associadas com a sinusite, como deficiência imunológica ou fibrose cística.
- Biopsia para determinar a saúde das células do revestimento da cavidade nasal.
Após diagnosticada a sinusite e identificada sua provável causa, o médico pode sugerir tratamentos que reduzirão a inflamação e aliviarão os sintomas.
Os tratamentos mais recomendados para as pessoas com sinusite aguda costumam ser os seguintes:
- Analgésico para reduzir qualquer dor.
- Antibióticos para controlar a infecção bacteriana, caso esteja presente.
- Descongestionantes para reduzir a congestão nasal.
Mas é necessário lembrar que o uso de descongestionantes deve acontecer somente por alguns dias. Pois caso os mesmos sejam utilizados por períodos mais longos pode-se ocasionar ainda mais congestão e inchaço das vias nasais.
Lembrando que o médico também pode prescrever outro tratamento para reduzir a congestão, inflamação e inchaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário