É bastante comum encontrarmos alimentos com agrotóxicos, pois a maioria das frutas, verduras e legumes que encontramos nos mercados crescem com agrotóxicos, adubos e fertilizantes.
Tais produtos acabam roubando os nutrientes das hortaliças e pode causar vários problemas de saúde, indo desde leves dores de cabeça até o câncer. Por isso, antes de utilizar esses alimentos é indicado que você tente eliminar ao máximo esses agrotóxicos.
Os fertilizantes podem ir para os alimentos através de vários meios, podendo ser colocados na água de irrigação, na terra onde crescerá a muda da planta ou jogados sobre a plantação. Em todos esses casos, os agrotóxicos vão para o sono e são sugados pelas raízes, contaminando assim toda a planta.
Infelizmente, comemos esses produtos químicos ao ingerirmos as folhas das verduras, as frutas e os legumes que a planta produzirá. Por isso, o melhor que temos a fazer é comer os alimentos orgânicos, que são produzidos sem nenhum agrotóxico.
No entanto, os alimentos orgânicos são difíceis de serem encontrados, então a solução é tentar eliminar o excesso de agrotóxico que fica por fora dos alimentos. Abaixo seguem algumas dicas para que você possa diminuir o consumo desses “venenos”:
- Procure consumir legumes, verduras e frutas da época, pois costumam possuir menos agrotóxicos.
- Lave verduras, legumes e frutas numa mistura de água com um pouco de detergente ou de água e vinagre. Sendo indicado que você deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxágüe-os cuidadosamente.
- Algumas frutas e legumes podem receber uma camada de cera a fim de que não percam a umidade e murchem. Esta cera contém fungicidas para evitar o aparecimento de bactérias. Para eliminá-la é indicado que você descasque legumes e frutas, fazendo isso você perderá algumas vitaminas contidas na casca, mas em compensação terá uma alimentação mais segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário