A pobreza é um problema que deve ser discutido por todos os governantes, os quais devem tentar encontrar uma solução para o mesmo ou até mesmo encontrar medidas que visam amenizar o problema.
Esse problema pode ocorrer devido a vários fatores, tais como:
Fatores econômicos
Quando temos um sistema fiscal inadequado, pode ocorrer um peso excessivo sobre a economia. Sendo que a própria pobreza prejudica o investimento e o desenvolvimento.
Fatores político-legais
Quando ocorre a inexistência ou o mau funcionamento de um sistema democrático e fraca igualdade de oportunidades a pobreza é inevitável.
Fatores naturais
Desastres naturais, relevos ou climas extremos, doenças.
Fatores históricos
Colonialismo, passado de autoritarismo político.
Problemas de saúde
Doenças mentais, doenças da pobreza como malária, SIDA e deficiências físicas.
Fatores sócio-culturais
Instrução reduzida, discriminação social relativa à raça ou gênero, valores predominantes na sociedade, crescimento muito rápido da população, exclusão social.
Sendo importante lembrar que a pobreza também pode acarretar várias conseqüências, como baixa esperança de vida, fome, doenças, falta de oportunidades de emprego, maiores riscos de instabilidade política e violência, depressão, carência de água potável e de saneamento, entre outras.
Para diminuir a pobreza é necessário combater suas causas, por isso, na hora de escolher os governantes é indicado prestar bastante atenção com relação as suas propostas de governo, pois devemos eleger governantes que irão proporcionar melhorias para as pessoas mais pobres, as quais necessitam da ajuda dos governantes para poder ter melhores condições de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário