A erosão nada mais é do que um processo de deslocamento de rochas ou de terra de uma superfície, podendo ocorrer devido à ação do ser humano ou fenômenos da natureza.
Entre as principais causas naturais da erosão podemos citar as chuvas, que ao atingir o solo em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Provocando desta forma, o deslocamento do terreno.
Lembrando que o vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão. Considerando que quando um vulcão entra em erupção quase sempre ocorre uma erosão, pois a quantidade de rochas e terras deslocadas é grande.
A mudança na composição química do solo também pode acabar provocando a erosão.
O ser humano pode ser um grande provocador das erosões. Sendo que ao retirar a cobertura vegetal de um solo ele pode acabar perdendo sua consistência, pois a água que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo, onde essa infiltração pode acabar provocando a instabilidade do solo e a erosão.
Quando ocorrem atividades de mineração de forma desordenada também pode acabar provocando erosão. Pois ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minério, os solos mais próximos podem acabar perdendo sua estrutura de sustentação.
As erosões podem acabar provocando vários problemas ao ser humano. Podendo ocorrer deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, as quais mais sofrem com as erosões.
Os prejuízos econômicos também são bastante significativos, pois as erosões podem acabar provocando o fechamento de ferrovias, rodovias e outras vias de transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário