A diabetes é ocasionada pela deficiência de produção da insulina, levando a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
Este distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras, ocasionando várias conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instalada lentamente.
Atualmente, este distúrbio é considerado um problema de saúde pública, uma vez que o número de pessoas que apresentam essa doença é cada vez maior, principalmente no Brasil.
Vários sintomas são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo. Os sintomas mais comuns do aumento da glicemia são:
- Aumento do volume da urina
- Sede excessiva
- Fadiga, fraqueza, tonturas
- Surgimento do hábito de urinar a noite
- Perda de peso
- Aumento de apetite
- Visão borrada
Os sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem acabar ocasionando várias complicações caso a pessoa não inicie um tratamento, os quais envolvem queixas cardíacas, visuais, circulatórias, digestivas, renais, neurológicas, urinárias, dermatológicas, entre outras.
Algumas situações podem acabar desencadeando alguns fatores de risco para o Diabetes, tais como:
Sedentarismo
Idade maior ou igual à 45 anos
História Familiar (pais, filhos e irmãos)
Filhos com peso maior do que 4 kg, abortos de repetição ou morte de filhos nos primeiros dias de vida
Uso de medicamentos que aumentam a glicose (diuréticos tiazídicos e beta-bloqueadores, cortisonas)
HDL-c baixo ou triglicerídeos elevados
Caso apresente algum sintoma é indicado que você procure um médico e relate ao mesmo sobre o que vem sentindo. Sendo importante que você faça um diagnóstico e um tratamento sério a fim de evitar possíveis complicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário