
No entanto, devemos lembrar que apesar do nome, o gelo seco nada mais é do que o dióxido de carbono em estado sólido. Sendo que seu preparo é algo extremamente complicado e exige a utilização de equipamentos específicos para essa finalidade.
Para se fazer o gelo seco é necessário resfriar o CO2 a uma temperatura de -78ºC. Considerando que ao ser aquecido pela pressão atmosférica, ele passa imediatamente para o estado gasoso (processo conhecido como sublimação).
Mas devemos lembrar que o gelo seco só pode existir em estado líquido em uma pressão de 50 atmosferas por litro.
O gelo seco é bastante utilizado em produções teatrais a fim de simular ambientes esfumaçados.
Mas caso você queira solidificar o dióxido de carbono em sua casa você terá que desembolsar um bom dinheiro.
Vários produtos são necessários para a produção do gelo seco. Sendo que é preciso ter em mãos um recipiente de alta pressão para armazenar o dióxido de carbono no estado líquido.
Ao ser liberado do tanque, a expansão do produto e a sua alta velocidade de evaporação faz com que o restante da amostra atinja o ponto de congelamento.
Sendo que a neve que se forma no bocal de um extintor de incêndio nada mais é do que o dióxido de carbono começando a sofrer o processo de ressublimação.
Mas devemos ressaltar que não é indicado que você faça essas experiências em casa, pois algo pode acabar dando errado e poderá causar algum acidente. Por isso, caso você queira fazer uma dessas experiências é indicado que você as faça em locais específicos para as mesmas, como os laboratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário