Páginas

5 de outubro de 2010

MEC informa novas regras para universidades

MEC informa novas regras para universidades Conseguir ingressar em uma boa universidade não é nada fácil, sendo necessário muito estudo para conseguir uma vaga nas universidades. Por isso, milhares de estudantes optam por fazer cursinhos pré-vestibulares, os quais proporcionam uma boa ajuda para as pessoas que desejam passar nos vestibulares das universidades, que são bastante concorridos.

No entanto, embora os vestibulares de algumas universidades sejam bastante concorridos, algumas delas não estão de acordo com as regras propostas pelo MEC, as quais têm até o ano de 2016 para se adaptar.

Nesta terça-feira (5), o ministro da Educação Fernando Haddad aprovou uma resolução do Conselho nacional de Educação (CNE) que estabelece regras mais rígidas para que algumas instituições de ensino superior tenham o status de universidade.

Passando a ser exigidos pelo menos dois programas de doutorado e quatro de mestrado, onde as atuais universidades terão até o ano de 2016 para se adequar as novas regras, sendo que atualmente quase metade delas não tem com esse requisito mínimo.

De acordo com um levantamento feito com base em dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), das 187 Universidades Federais e particulares do país, 91 delas não contam com os programas de pós-graduação exigidos pela nova norma, onde 12 delas são federais e o restante são instituições particulares.

Sendo necessário lembrar que a resolução não vale para entidades estaduais e municipais, que seguem leis especificas, mas representantes de Universidades Federais também contestam a validade desta medida.

São Paulo é o estado com maior número de universidades sem o nível mínimo obrigatório de pesquisa. Sendo que 43 universidades do Sudeste terão de se adaptar para não perder o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário