Páginas

10 de setembro de 2010

Aftas na boca causas

Aftas na boca causasAs aftas são lesões bastante comuns na mucosa oral, podendo ser chamadas de úlceras orais, úlceras aftosas ou estomatites aftóides.
Elas são lesões benignas, mas doenças muito mais graves podem se manifestar com lesões muito semelhantes, por isso é indicado ficar atento e conhecer um pouco mais sobre as aftas.

As aftas podem surgir em qualquer ponto da cavidade oral: gengiva, lábios, língua, garganta e úvula. Elas são lesões orais esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam bactérias, pus ou outros sinais de infecção. Podendo ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

Apesar de serem lesões benignas, elas são muito dolorosas e muitas vezes chegam a atrapalhar atividades simples, como comer, falar e beijar. São bastante comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar dos anos.

Elas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Podendo ser causadas por desbalanços no sistema imune, tais como:

Mordidas acidentais e traumas locais
Estresse psicológico
Poucas horas de sono
Alterações hormonais durante o ciclo menstrual
Cigarro
Comidas como chocolate, café e bebidas ácidas
Refluxo gastro-esofágico
Deficiência de algumas vitaminas e minerais como: vit. C e vit. B12, ferro, zinco e ácido fólico
Drogas como antiinflamatórios

Não existe nenhum remédio milagroso para afta. Considerando que nenhuma substância cura a úlcera de um dia para o outro. Mas como a afta costuma durar até duas semanas, os tratamentos realizados visam acelerar o processo de cicatrização da lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário