O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou por uma grande mudança no ano passado, onde o exame agora também é utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.
Para que o aluno possa ter um bom desempenho no novo Enem é necessário que o mesmo estude bastante, pois diferente do que acontecia anteriormente, onde o aluno decorava as matérias, o novo Enem exige bastante raciocínio lógico e conhecimentos variados.
A principal proposta do novo Enem é democratizar as oportunidades de acesso ás vagas federais de ensino superior, possibilitando a mobilidade acadêmica e induzindo a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As Universidades Federais possuem autonomia e poderá optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
- como primeira fase
- como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line
- combinado com o vestibular da instituição
- como fase única para as vagas remanescentes do vestibular
Se você deseja ingressar em uma universidade federal através do Enem é indicado que você estude desde já, pois o Enem este ano está bastante concorrido, tendo mais de 4,6 milhões de candidatos inscritos para fazer a prova.
Em 2010, o Enem será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, um pouco tarde para que várias instituições pudessem utilizar o Enem como processo seletivo. Mas mesmo assim, cinqüenta e nove universidades federais vão utilizar a nota do Enem em 2010. Sendo que em 35 instituições o exame será a única forma de seleção em substituição ao vestibular tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário