Páginas

27 de agosto de 2010

A importância dos alongamentos

A importância dos alongamentos A prática de atividades físicas está cada vez mais freqüente entre as pessoas, tornando-se até mesmo um hábito para muitas delas.
No entanto, é necessário lembrar que não basta apenas praticar atividades físicas, mas são necessários também vários cuidados para que possamos fazer os exercícios de forma correta e não acabemos sofrendo nenhuma lesão.

Antes de qualquer atividade física é indicado fazer alongamento, pois são eles que irão garantir maior flexibilidade aos nossos músculos, uma vez que os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da nossa flexibilidade muscular, os quais promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentam o seu comprimento.

O efeito principal do alongamento é o aumento da flexibilidade, que nada mais é do que maior amplitude de momento possível de uma determinada articulação. Sendo que quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo.

O alongamento é fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir algumas lesões.
Ele é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, devendo ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também podendo ser praticado sozinho.

Os alongamentos podem ser feitos a qualquer momento, uma vez que relaxam o corpo e a mente.
Quando os mesmos são realizados de maneira adequada podem nos proporcionar vários benefícios, tais como:

- relaxam o corpo;
- preparam o corpo para atividades físicas;
- previnem lesões;
- reduzem as tensões musculares;
- deixam os movimentos mais soltos e leves;
- ativam a circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário