O ProUni (Programa Universidade para todos) é um programa que tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de graduação em instituições privadas de educação superior.
Para concorrer às bolsas de estudo integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Sendo que o candidato também deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos licenciatura, normal superior ou pedagogia.
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
- ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da instituição.
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição provada, na condição de bolsista integral na instituição privada.
- ser pessoa com deficiência.
As inscrições para o ProUni são feitas exclusivamente pela internet, aonde o interessado deve acessar o Sistema do ProUni.
Para se inscrever o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição no Enem, CPF e a senha cadastrada no exame.
Mas caso o candidato tenha efetuado sua inscrição no processo 2010/2 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele poderá usar a senha já cadastrada no sistema para acesso ao ProUni.
Através do sistema, o candidato pode pesquisas as instituições e cursos participantes do Programa. Sendo que ao fazer sua inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar e sua adequação aos critérios do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário