A gastrite nada mais é do que uma inflamação da mucosa do estômago, onde muitas vezes tem diferentes significado para os leigos e para os médicos.
As pessoas, freqüentemente, usam o termo gastrite como queixa representando vários desconfortos relacionados com o aparelho digestivo.
Caso venha sofrendo de desconfortos, é indicado ir até um médico, o qual irá fazer alguns exames a fim de verificar se você está realmente sofrendo de gastrite. A doença pode aparecer muitas vezes sem sintomas, mas em outras existe significado clínico destacável. As gastrites podem ser agudas ou crônicas.
A gastrite aguda permite uma abordagem mais simplificada, pois possui um aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente causador. O uso de alguns medicamentos, infecções e estresse físico ou psíquico podem desencadear uma gastrite aguda.
Na gastrite aguda as queixas são muito variadas, tais como:
- azia;
- perda do apetite;
- dor e queimação no abdômen;
- náuseas e vômitos;
- sangramento digestivo;
Por deficiência de absorção de Vitamina B12 e ácido fólico, pode ocorrer anemia, a qual pode ser manifestada por:
- diarréia;
- fraqueza;
- ardência da língua;
- irritação dos cantos dos lábios;
- podendo ocorrer alterações neurológicas envolvendo memória, orientação e coerência.
Para o diagnóstico da gastrite aguda o médico se baseia na história clínica, sendo em geral desnecessário exames. Na suspeita de complicações, a endoscopia digestiva é o exame mais indicado.
Muitas pessoas que sofrem desse problema optam por utilizar alguns medicamentos caseiros, como sucos e chás. Abaixo segue uma receita de suco para gastrite:
- Em caso de acidez excessiva e de úlceras, o suco de batata crua deve ser tomado diariamente, antes das refeições, por um período de três semanas. Sendo recomendado começar com 50 ml por refeição e aumentar a dose lentamente até 100 ml.
Após um período de 48 horas, podemos constatar uma melhora do estado geral, onde enjôos, azia, vômitos e arrotos desaparecem. Após mais ou menos 15 dias de tratamento, o teor de acidez do suco gástrico se normaliza.
Para obter o suco, ralamos a batata descascada e esprememos num pano. Este processo, um tanto trabalhoso, pode ser evitado com o uso de uma centrífuga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário