As mulheres são as que mais sofrem com os pêlos encravados, os quais freqüentemente acabam causando algum problema para a vida da mulher. Segundo dermatologistas o problema ocorre devido o tipo de depilação escolhido, onde os fios mais grossos, principalmente os da virilha, podem voltar a nascer encurvados e penetrar novamente na pele.
Normalmente, os pêlos costumam encravar devido ao espessamento da dele, que acontece por causa do excesso de formação da sua proteína básica, a queratina.
Mas como se não bastasse, a obesidade, o uso de roupas apertadas e o nascimento de vários pêlos em um único folículo de saída do pêlo ajudam a agravar o problema. Com isso, podem aparecer bolinhas que poderão dar origem à foliculite, infecção causada por bactérias.
A cera (fria ou quente) é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres, e apesar de apresentar resultados duradouros, pode acabar causando mais pêlos encravados do que a lâmina ou o creme depilatório.
Nesse tipo de depilação, como o fio demora mais para crescer, no momento que ele tenta sair para a superfície do corpo através dos poros, encontra a queratina como barreira, que provoca o entupimento e impede sua eclosão.
Para evitar que o problema se agrave é indicado que o intervalo entre as depilações seja de no mínimo, quatro semanas.
As lâminas de barbear, muito criticadas por alguns, proporcionam menos encravamento e, ao contrário do que muita gente pensa, não deixa os pêlos mais grossos.
Entretanto, se você sofre com o problema de pêlos encravados é indicado que você opte por uma solução definitiva, onde a técnica mais indicada para resolver o problema é a depilação definitiva a laser, sendo a única capaz de destruir o folículo piloso e impedir o nascimento de outro pêlo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário