A insônia é uma doença muito comum em pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, atingindo principalmente as mulheres, as quais mais sofrem com esse problema.
Algumas condições podem tornar os indivíduos mais susceptíveis à insônia, podendo incluir nessas condições:
Sexo feminino
Histórico de depressão
Idade avançada (insônia ocorre com mais freqüência depois dos 60 anos)
Caso essas condições estejam relacionadas com outras (como ansiedade, estresse, problemas médicos ou uso de alguns medicamentos) há maior probabilidade de insônia.
Há várias causas para a insônia, mas ela costuma ocorrer em pessoas que estão temporariamente vivenciando algumas das situações abaixo citadas:
Ambiente barulhento
Estresse
Mudanças no ambiente ao redor
Efeitos colaterais de medicamentos
Problemas no horário de dormir/acordar
Já a insônia crônica é bem mais complexa e geralmente resulta de uma combinação de fatores, os quais incluem desordens físicas ou mentais. Uma das principais causas da insônia crônica é a depressão. Mas também podemos incluir doença nos rins, artrite, problema no coração, apnéia, asma, mal de Parkinson e outras.
Alguns comportamentos também podem colaborar para o aparecimento da insônia, tais como:
Beber álcool antes do horário de dormir
Expectativa e preocupação de ter dificuldade para dormir
Fumar cigarro antes do horário de dormir
Horários de dormir
Soneca excessiva de manhã ou à tarde
Ingestão de quantidade excessiva de cafeína
A insônia é um problema que aparece em homens e mulheres de todas as idades, podendo ser mais comum em pessoas do sexo feminino (especialmente depois da menopausa) e em idosos.
Se você anda tendo dificuldade para dormir é indicado que você procure um médico para que o mesmo possa te prescrever um bom tratamento a fim de amenizar esse problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário