A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta é uma das doenças que mais afetam a população, sendo caracterizada pelo aumento da pressão arterial e tendo como suas principais causas a hereditariedade, sedentarismo, obesidade, alcoolismo, fumo, estresse e outras causas. Pessoas negras estão mais propensas a sofrer deste problema. Ele geralmente ocorre em pessoas mais velhas, mas também pode ocorrer na juventude.
A hipertensão nada mais é do que a elevação da pressão do sangue dentro das artérias, ultrapassando os valores considerados normais (14x9). É um problema muito comum entre as pessoas e pode ser amenizado com uma alimentação adequada.
É uma doença silenciosa e que não apresenta sintomas em 80% dos casos, podendo causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano como cérebro, olhos e rins. Sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
A pressão alta provoca alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração, podendo ocorrer hipertrofia do ventrículo esquerdo, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e renal, etc.
Caso sua pressão esteja elevada é indicado procurar ajuda médica para que ele possa te prescrever alguns medicamentos a fim de abaixar sua pressão.
Sendo recomendado que você comece a comer comidas mais saudáveis, as quais irão ajudar você a diminuir sua pressão arterial.
Uma alimentação mais saudável e equilibrada é uma ótima maneira de controlar a doença e manter a qualidade de vida, devendo ser composta por alimentos ricos em antioxidantes.
Os alimentos mais indicados para controlar a hipertensão são aqueles que possuírem em sua composição nutrientes importantes para a manutenção do organismo, os quais estão diretamente relacionados ao crescimento, desenvolvimento e funcionamento de vários órgãos, garantindo a saúde do individuo e evitando doenças.
Existem vários alimentos que podem te ajudar a controlar a hipertensão, tais como:
Azeite de oliva
Vinho
Chocolate preto ou amargo
Frutas
Verduras
Peixes
Frutas secas
Amêndoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário